Ciao!
Finalmente consigo escrever com acentos e cedilhas, porque como já tenho um cartão de telemóvel italiano, tenho acesso à Internet Wirless em todos os MacDonald’s de Itália! O que me permite escrever a partir do meu computador pessoal, e não ter de utilizar os computadores italianos, que têm um teclado diferente.
São agora 22:27h em Portugal, 23:27h aqui em Roma, do dia 6 de Setembro, Segunda-feira. Estou a escrever do quarto do hostel, para amanhã, quando for ao MacDonald’s, postar no blog. Hoje o dia foi um pouco frustrante.
Por um lado tratamos de tudo com a faculdade e o gabinete de Erasmus, já somos oficialmente estudantes de Scienze della Comunicazione, della universit’a La Sapienza. Por outro lado, apesar de hoje termos conhecido apartamentos incríveis, muito confortáveis, espaçosos e modernos, ainda estamos um pouco reticentes na escolha, uma vez que são todos longe da faculdade. Amanhã espera-nos mais um dia de incansável procura pelo apartamento perfeito, ou, digamos, o apartamento mais acessível a nível de custos, comodidade e localização.
Mas como se não bastasse termos andado um dia inteiro a ver apartamentos, meias perdidas pelas ruas de Roma, ao chegar ao hostel descobrimos que, como não tínhamos mais noites reservadas, amanhã o nosso quarto seria ocupado por outras pessoas. Por isso, de Segunda para Terça já vamos dormir noutro hostel, um piso abaixo do nosso, e pelo mesmo preço, mas que implica imenso trabalho a levar as malas todas.
Tenho pena. Estava a gostar destes marroquinos, que nos vinham trazer o pequeno-almoço ao quarto, e que nos deixavam pagar menos do que o inicialmente acordado.
Para acabar bem a noite, fomos expulsas do Mac Donals por estarmos lá com 4 computadores portáteis. Uma italiana ranhosa começou aos berros a acusar-nos de estarmos lá demasiado tempo, mas ela não tinha razão nenhuma: não só jantamos lá e, por isso, pagamos bastante, como o Mac estava quase vazio, e, como tal, não estávamos a roubar o lugar a ninguém.
O que vale é que aqui em Roma, para além de haver quatro ou cinco pizzarias por rua, também não falta um Mac Donald’s em cada esquina. De maneira que amanhã lá estaremos nós, num Mac Donald’s diferentes, a beber um café ou a comer um bolo e a usufruir da Internet Wirless.
Hoje já é Terça-feira, vamos jantar daqui a pouco, e é bem verdade que, depois de um dia mau, vem sempre um dia melhor. Acordamos cedo e mais uma vez partimos em busca de apartamentos.
De manhã fomos à faculdade de Economia, onde adquirimos o cartão de estudantes Erasmus, que nos dá a possibilidade de almoçar nas cantinas e descontos em festas da Associação de Estudantes.
Mais uma vez ligamos o nosso “radar” de procura de residência, porque, por cá, onde há muitos estudantes, há anúncios a apartamentos em todas as paredes e postes de electricidade. Vimos duas casas simpáticas e perto do centro, mas um pouco caras. Uma delas é numa espécie de “residência” só para alunos de Erasmus, onde, inclusive, encontramos alguns colegas portugueses.
Mas continuamos indecisas. Amanhã vamos ver uma outra casa, bem mais barata, mas mais afastada do centro. Tem, porém, uma boa rede de transportes, uma espécie de eléctrico (o “tram”), que pára mesmo em frente à faculdade.
Amanhã penso que será o dia da decisão final. De todos os que já vimos, já seleccionamos os quatro melhores apartamentos (em principio acrescentaremos o quinto, amanhã), fizemos uma grelha dos prós e contras, e vamos ponderar muito bem a nossa escolha.
Arrivederci!
Sem comentários:
Enviar um comentário